terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Camélia... Evolução.




Botão de Camélia



Bougainville

Bougainvillea spectabilis, também conhecida popularmente como Primavera, Flor-de-papel ou Três Marias, é uma espécie brasileira que reforça a beleza do repertório de quem opta por projetos de paisagismo com plantas nativas.

A bougainville é uma espécie trepadeira de gênero rústico, que necessita de poucos cuidados. Suas flores são bem miúdas e acabam se agrupando em três, formando pequenos buquês naturais.

As cores das brácteas variam bastante. Os tons mais tradicionais são o rosa e o lilás no período invernal. Já na primavera e no verão, as flores aparecem em branco, vermelho, amarelo e laranja.

A bougainville também se destaca pelo fato de que não precisa de tratos muito específicos. A espécie é ideal para os entusiastas do mundo da jardinagem que ainda são iniciantes na arte de cuidar das plantas.

Linda demais!!!



Seja Viajante no seu próprio lugar.












Choca Listrada e Filhote

Nos deparamos com esse pássaro, uma fêmea defendendo o seu filhote que acabara de sair do ninho.
Fui pesquisar pra descobrir qual era a espécie da ave no Google image e no Wiki aves e descobri o seguinte:

Choca-listrada (Thamnophilus palliatus) é ave de 17 centímetros que pertence à família Thamnophilidae e chama a atenção pela plumagem diferente.
O rosto e o corpo são listrados em tons branco e preto. As asas e a cauda têm tons castanhos e a íris amarela. As penas em marrom dão a impressão de que o pássaro veste um casaco.
É conhecido por choca-lineada, espanta-raposa, xorró ou apenas choca.
O macho difere da fêmea por apresentar um boné preto na cabeça, enquanto a parceira tem o tom castanho.
Alimenta-se essencialmente de insetos e é encontrada em bordas de florestas úmidas e ainda em capoeiras adjacentes. Geralmente é avistada em casais.
Uma curiosidade sobre a espécie: normalmente, o macho alimenta a fêmea antes da cópula. Constrói o ninho com fibras, hastes e musgos em formato de cestinho aberto. A fêmea põe até dois ovos e os choca durante treze dias. O casal se dedica aos cuidados com a prole.
No Brasil, ocorre no extremo Oeste, do alto Madeira e Guaporé, do rio Tajapós, no Pará, até o Maranhão e ainda da Paraíba ao Rio de Janeiro.

Pois então, aqui em Porto Seguro/BA apareceu uma fêmea de Choca listrada, com seu lindo filhote, fato que emocionou a mim e a meus pais, ficamos encantados e impressionados em como a mamãe defende a sua cria. Pois ela ficou muito brava quando eu estava fotografando e não saiu de perto um só minuto. Rs. Gratidão natureza, por nos dar o privilégio de sermos observadores deste momento. Seguimos passarinhando...









Filhote:




Flower Power